Nota de
esclarecimento
Em relação ao vídeo recentemente divulgado em 02 de outubro de 2024, no Instagram e TikTok do influenciador e terceiro Philippe Iodjahn, a Neo Seguradora vem a público esclarecer os fatos sobre o processo de sinistro de danos materiais a terceiros.
Primeiramente, cabe destacar que foi solicitado que o veículo fosse levado para uma oficina que atendesse às exigências da seguradora. O terceiro, ao não concordar com o orçamento inicial oferecido pela oficina parceira da Neo Seguradora, solicitou três orçamentos adicionais em oficinas de sua escolha, questionando a idoneidade da avaliação inicial.
Em resposta a essa solicitação, solicitamos que o terceiro nos enviasse os três orçamentos realizados por ele.
A primeira tratativa de resolução foi iniciada em 12 de julho de 2024, com a oferta do valor de R$ 3.500,00 para que os reparos fossem realizados de forma particular, de acordo com o orçamento da oficina. No entanto, essa proposta foi recusada.
O valor sugerido pelo terceiro, por sua vez, estava superior ao orçamento elaborado por nossos peritos para a reparação do veículo.
Mesmo assim, mantivemos o compromisso de buscar uma solução justa e realizamos uma nova contraproposta de R$ 7.500,00 como indenização, considerando a perda total do veículo danificado.
Esta proposta, entretanto, também foi recusada, pois o terceiro exigia um valor superior ao indicado pela tabela Fipe, o que não condiz com os procedimentos adotados para sinistros.
Posteriormente, fizemos mais uma tentativa de acordo, oferecendo R$ 4.000,00 para que o terceiro realizasse os reparos de forma particular.
Novamente, a oferta foi recusada.
Esclarecemos que a solicitação do terceiro, que propunha o pagamento de R$ 7.500,00 como reparação particular, não era coerente, uma vez que o valor estava acima do orçamento elaborado pelas oficinas e se aproximava do valor total do veículo segundo a tabela Fipe. A Neo Seguradora, em todas as tratativas, seguiu os critérios baseados no orçamento da oficina e no valor Fipe correspondente ao veículo.
Diante disso, encaminhamos à oficina indicada pelo terceiro a liberação dos reparos, porém o mesmo não aceitou o início do processo. Sugerimos, então, a perda total do veículo como alternativa de resolução, mas esta sugestão também foi rejeitada.
Diante de tudo, apresentamos uma nova proposta de acordo no valor de R$ 4.000,00, que, mais uma vez, foi recusada.
Em nossa última tentativa de solução amigável, oferecemos o valor de R$ 5.000,00, a ser pago ao terceiro para que ele realizasse os reparos por conta própria. Infelizmente, esta oferta também foi recusada.
É importante ressaltar que os três orçamentos enviados pelo terceiro estavam significativamente acima dos custos reais de peças e mão de obra, inclusive ultrapassando os valores praticados por concessionárias.
Diante dessas circunstâncias, reafirmamos nosso compromisso em buscar uma solução justa e dentro dos parâmetros estabelecidos, mantendo nossa conduta ética e transparente em todas as negociações.
A Neo Seguradora está, novamente, em tratativa para entrar em um novo acordo com o terceiro, tendo um novo orçamento e aprovação de reparo tanto por parte da Neo, quanto por parte da oficina indicada pelo terceiro.
Estamos aguardando o aceite do mesmo e envio dos documentos assinados, para a finalização do processo e pagamento.
Permanecemos à disposição e reforçamos que buscamos resolver as questões da forma mais justa possível, seguindo as normas e princípios que guiam o mercado de seguros.
Atenciosamente,
Neo Seguradora